O professor é chave na transformação da educação

Vivemos numa era de eterna novidade, com inovações constantes. Mas, muitas vezes, há um elemento-chave para o desenvolvimento das próximas gerações que é esquecido: os professores. Por isso, o Dia Mundial do Professor (5 de Outubro) é uma oportunidade para homenagear todos aqueles que contribuem para o ensino e construção das futuras gerações.


Os professores, além dos pais, são a primeira referência na vida de uma criança e este é um ponto crucial no que dita os resultados, não só a nível escolar, mas também a nível de formação pessoal dessa mesma criança ou jovem para o resto da sua jornada. As crianças de hoje em dia poderão tornar-se os líderes, inovadores e cientistas de amanhã. Para tal, uma boa base educacional é essencial. Sem este elemento-chave da sociedade, é impossível haver progresso em todas as outras áreas.


O sucesso do aluno é intrínseco à dinâmica que o professor estabelece na sua sala de aula com os seus alunos. Através das suas ações e comportamentos, os professores podem inspirar a comunidade escolar, contribuindo para a resposta do aluno ao seu ambiente dentro e fora do contexto escolar e para potenciar as competências de cada um. Alguns estudos têm vindo a demonstrar o efeito que a atitude e o comportamento do professor têm no sucesso, bem como na felicidade do aluno a longo prazo. Por exemplo, John Hattie, professor e diretor do Melbourne Education Research Institute, concluiu que é o professor quem mais impacta o percurso do aluno.


O futuro da educação passa também pela tecnologia, que pode assumir um importante papel, contribuindo para ligar alunos, famílias e professores, mas também para libertar os docentes de algumas tarefas mais burocráticas, para que possam focar-se no que realmente importa: ensinar, aproveitando também as mais-valias que a tecnologia oferece. As competências digitais dos professores serão, por isso, essenciais para esta transformação, levando a uma educação mais moderna e inovadora, resultando, por sua vez, numa sociedade mais preparada e empregos mais qualificados.


E uma vez que estamos a falar de empregos qualificados, é importante salientar que a tecnologia traz oportunidades estupendas para a carreira dos professores. As tendências atuais antecipam que a educação estará entre os domínios de topo para criar novos empregos através da tecnologia e muitos dos empregos existentes serão fomentados por ferramentas digitais.


É certo que a transformação educacional deve ser centrada no aluno, mas, sem os professores, esta transformação não será verdadeiramente possível. Mais do que uma profissão, ser professor é uma missão, com um profundo impacto na vida de crianças e adolescentes, tanto a nível individual, mas também de uma forma mais alargada, impactando toda a sociedade.


No Dia Mundial do Professor, cabe-nos, uma vez por ano, reconhecer o contributo de todos aqueles que abraçam esta nobre profissão. Diz-se que, para educar uma criança, é preciso uma aldeia. Mas, além da família, é ao professor que confiamos a liderança dessa tarefa. Saibamos celebrar o quanto eles fazem para continuar a formação das gerações futuras e promover a prosperidade humana.

Filipa Lemos Cristina h 1 mês