Lisboa recebe Congresso "O que de Verdade Importa"

A capital portuguesa vai receber a quinta edição do congresso da Fundação "O que de Verdade Importa". A iniciativa, que decorre esta terça-feira, no Campo Pequeno, vai contar mais uma vez com testemunhos reais e histórias de superação contadas na primeira pessoa.

Paulo Azevedo, o ator que nasceu sem braços e pernas graças a uma malformação congénita, será um dos oradores no congresso. Antigo atleta paralímpico -- foi segundo classificado na sua categoria na maratona de Nova Iorque --, vai contar como o seu otimismo, perseverança e superação foram essenciais para enfrentar todos os obstáculos com que foi confrontado.

Pedro García Aguado, de 49 anos, será outro dos convidados. Espanhol, nascido em Madrid, foi campeão olímpico de polo aquático, no Atlanta 96'', e campeão de mundo em 1994, na Austrália. Apesar dos sucessos desportivos, vivia ao mesmo tempo em profunda depressão, causada pelo consumo abusivo de álcool e drogas ao longo de 20 anos. Vai falar sobre como a coragem e a responsabilidade foram determinantes para ultrapassar o problema.

Joe Santos será outro dos oradores desta edição. Nascido em Madrid, tem dupla nacionalidade (norte-americana e espanhola). Gestor de profissão, a vida de Joe Santos mudou em 2006, ano em que decidiu mudar-se para Lisboa para fundar uma empresa de comunicação. No entanto, acabaria por se apaixonar por Susana Silva, mãe de duas crianças, uma delas com autismo. Em 2009, mudou-se para o Porto e, um ano depois, decidiram juntos fundar a Associação Vencer Autismo (AVA). Nos últimos oito anos, desdobrou-se em centenas de palestras, foi distinguido com vários prémios e já chegou a milhares de famílias. Vai falar sobre como o "amor e solidariedade" -- tema da palestra -- são fundamentais para chegar a estas pessoas.

O Congresso da Fundação "O que de verdade Importa" começa às 9h30, no Campo Pequeno, e termina às 15 horas. A entrada é gratuita.

O vídeo da edição de 2017

Observador h 10 dias